Coordenador : Guilherme Bento de Faria Lima
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391834.2206.223535.28032023
Departamento/Setor: GCO
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Primário: Alunos de graduação dos cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFF e de Engenharia Elétrica da UERJ. Secundário: Alunos do Ensino Médio de instituições públicas do Rio de Janeiro que estejam em fase de decisão acerca de qual curso universitário seguir. Terciário: Professores universitários que possam despertar o interesse nas ações desenvolvidas ao longo do projeto.
Local de atuação: UFF - Universidade Federal FLuminense UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Objetivo
Gerais: - Criação de recursos educacionais abertos em formato audiovisual. - Aumentar a visibilidade dos cursos de graduação de Comunicação Social da UFF e de Engenharia Elétrica da UERJ. Específicos: - Adaptação de conteúdos educacionais já existentes através da elaboração de 12 vídeos com material de arquivo proveniente de bando de dados audiovisuais. - Divulgação das ações do projeto em redes sociais visando alcançar estudantes do Ensino Médio, sobretudo, de instituições de ensino público. - Produção de 4 episódios para podcast explicando ações desenvolvidas no projeto e veiculação no Spotify. - Treinamento e capacitação de estudantes universitários a partir de experiências transdisciplinares, através de oficinas realizadas em modalidade remota e material didático em formato digital, para que possam dar continuidade e ter autonomia ao trabalho que será desenvolvido. - Possibilidade de elaboração de um documentário apresentando todo o trabalho desenvolvido ao longo do Projeto de Extensão enfatizando a relação de troca de saberes entre os professores envolvidos de duas universidades públicas.
Resumo
O projeto visa a produção audiovisual de recursos educacionais abertos para disciplinas de dois cursos acadêmicos ministrados em universidades distintas: Comunicação Social da UFF e Engenharia Elétrica da UERJ. A proposta surge, inicialmente, da compreensão dos custos financeiros relacionados à aquisição de material didático, sobretudo, por alunos da universidade pública. Neste sentido, uma das estratégias, visando diálogo com o público, utilizada ao longo do projeto será a construção de canais no YouTube como repositório de material audiovisual produzido e relacionado às disciplinas selecionadas. Uma das técnicas empregadas no projeto será a utilização de dispositivos móveis pelos alunos e o compartilhamento de informações em redes sociais através como forma de ampliação de alcance e visibilidade de iniciativas educacionais. Outra técnica que será amplamente utilizada será a construção de vídeos educacionais a partir de banco de dados audiovisuais. As possibilidades de experimentação de montagem e construção de estruturas narrativas por parte dos alunos de graduação do curso de Comunicação Social possibilitará crescimento, amadurecimento e ampliação de bagagem cultural para os discentes, bem como oportunidades de aplicação de teorias apreendidas no âmbito acadêmico em situações práticas. Os alunos de graduação do curso de Engenharia, por sua vez, participarão de forma ativa na elaboração, no desenvolvimento e na execução de práticas laboratoriais para tornar seu respectivo curso ainda mais conhecido e visualmente mais atraente para futuras gerações. Assim, o presente projeto almeja disponibilizar de forma gratuita conteúdo relevante para formação acadêmica através de uma abordagem transdisciplinar e aprendizagem ubíqua.